KIKITO - Orival da Silva Marques

Fonte: Bom Retiro do Sul, sua história, sua vida. Pág 207.
O Kikito é o símbolo e prêmio máximo concedido no Festival de Gramado. Este nome foi atribuído por Elisabeth Rosenfeld, artesã da cidade de Gramado, e responsável pela criação da estatueta com que são laureados os vencedores.
Inicialmente, o Kikito era o símbolo da cidade e, mais tarde, tornou-se o troféu do festival. O Kikito é uma figura risonha, um "deus do bom-humor", com 33 centímetros de altura.
Apesar de muitas vezes referido erroneamente como "Kikito de Ouro", numa confusão com prêmios de outros festivais, como a Palma de Ouro de Cannes ou o Leão de Ouro de Veneza, o Kikito até 1989 era confeccionado com madeira imbuia pelo artesão gramadense "Xixo" e atualmente é fabricado em bronze
http://pt.wikipedia.org/wiki/Kikito

Orival da Silva Marques (Xixo) nasceu em 20 de julho de 1951, na localidade de Cerro dos Gomes em Bom Retiro do Sul, RS, filho de Ivo Ribeiro Marques e Maria da Silva Marques, com 12 anos de idade, o jovem artesão, auxiliava seu pai no deposito de lajes, enquanto aguardava os fregueses, ocupava seu tempo friccionando pedras e criando figuras, assim surgiram as primeiras peças em forma de animais. Mais tarde, a convite de Antonio Bonetti Guimarães, Xixo expôs suas obras no CTG durante uma feira do município, apresentado para o professor José Bonetti Pinto, este o encaminhou para a artesã de Gramado, Elisabeth Rosenfeld, a qual reconheceu seu talento artístico.  Em um concurso onde participaram artesões brasileiros e estrangeiros, Xixo foi o escolhido para esculpir o "kikito", troféu do festival de Cinema de Gramado criado pela artesã Elisabeth Rosenfeld. O apelido "Xixo" veio de uma brincadeira na época em que Orival trabalhava em um restaurante. É casado com a Sra. Ivonete Calisto Marques, tem quatro filhas: Débora, Márcia, Priscila e Juliana. Atualmente ele e a família são proprietários da "Pousada Xixo Escultura" que leva seu próprio nome artístico.

Comentários